11 out

Atitudes simples conciliadas a uma manutenção básica podem ajudar a reduzir bastante o consumo de combustível. Confira algumas dicas abaixo:

1 Verifique o filtro de Ar
Filtros de ar velhos ou sujos podem reduzir a autonomia em até 10%
 
2 Check-up Básico
Uma simples verificação mecânica pode garantir um melhor funcionamento do motor:

·                     Cabos de vela

·                     Níveis de água, fluídos de freio e direção

·                     Correias

·                     Injeção Eletrônica: uma limpeza de bicos pode reajustar uma possível alimentação incorreta de combustível. Pequenas falhas de motor podem indicar sujeira no sistema.

 
3 Verifique o Alinhamento/Balanceamento
Pneus desalinhados impedem o carro rodar mais livremente aumentando o consumo consideravelmente, também desgastando mais rapidamente o pneu do seu carro. Vibrações no volante pode indicar que os pneus estão fora do alinhamento e balanceamento correto.
 
4 Mantenha a tampa bem fechada
Com a movimentação do veículo o combustível tende a evaporar mais. Acredite ou não uma tampa mal fechada pode custar alguns litros a menos no seu tanque.
 
5 Pneus calibrados
Assim como o alinhamento e balanceamento. Pneus mal calibrados também exigem mais do motor e consequente aumento do consumo.
 
6 Reduza a velocidade
A cada 8 km/h a menos no velocímetro pode melhorar a economia em até 7%. Nas estradas, procure manter uma rotação média e constante ao dirigir.
 
7 Saia com tranquilidade
Em cruzamentos, sinais, procure sair com o carro pisando menos no acelerador. Um pouco mais de força no pedal do acelerador, aumenta consideravelmente o consumo imediato e considerando cada parada no trânsito pode prejudicar bastante a autonomia. Em carros com computador de bordo e bem fácil perceber que o pico de consumos sobe bastante quando se pisa um pouco mais ao sair.
 
8 Motor funcionando em Ponto morto
Veículos mais modernos já desligam automaticamente o motor. Mas como a maioria dos carros ainda não conta com esse recurso, caso você fique parado por mais de 1 minuto, desligar o motor também ajuda na economia.
 
9 Combustíveis aditivados ou de alta octanagem
Não representam benefícios ao motor. A maioria dos carros foram feitos para rodar combustível comum. Procure um posto de confiança que ofereça qualidade e escolha o custo/benefício.
 

 

Deixe um comentário

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.